15 Saiba mais

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)
 

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) foram idealizados por Darcy Ribeiro, antropólogo, educador e político mineiro, durante sua atuação como vice-governador do estado do Rio de Janeiro no primeiro mandato de Leonel Brizola (1983-1987). A proposta era oferecer ensino em período integral aos(às) estudantes da rede estadual, das 8 às 17 horas, com três refeições diárias, tratamento médico e odontológico. Além do conteúdo curricular, os CIEPs também proviam estudos culturais e ensino dirigido, e serviam de residência aos(às) alunos(as) em situação de rua.

A arquitetura das edificações foi obra de Oscar Niemeyer, e mais de 500 centros foram construídos nas duas gestões de Leonel Brizola – o que conferiu aos CIEPs a alcunha de “Brizolão”, que perdura até hoje. Os sucessores de Brizola, porém, não deram a mesma importância para o projeto. Os prédios construídos foram deixando de oferecer educação em período integral, e vários dos que ainda estavam em construção foram simplesmente abandonados.

Você pode conferir uma reportagem publicada em 1984, no jornal Última Hora do Rio de Janeiro, na qual se noticiava a construção dos CIEPs:

ÚLTIMA HORA, 1984, p. 2. Veja o original.

Se você quiser saber mais sobre a vida e a obra de Darcy Ribeiro, veja o documentário Darcy Ribeiro: um vulcão de ideias, produzido pela TV Escola em 2007. A seguir, um trecho que trata mais especificamente da experiência dos CIEPs.