3 Saiba mais

Violência policial e classe social

A violência policial é um dos maiores problemas existentes na relação entre Estado e sociedade, no quesito segurança pública. Notemos que a violência praticada pelas instituições policiais, sejam militares, sejam civis, aqui incluídas as diversas guardas municipais e suas congêneres, tem legitimidade social a partir da perpetuação de um discurso que criminaliza principalmente a pobreza, e também qualquer tipo de posição social, política ou econômica que esteja em desacordo com a posição das elites que comandam o Estado.

Essa violência ocorre em diversos níveis e formas, mas tem, de uma maneira geral, um alvo de determinada cor e classe social. A seguir, você poderá observar o impacto da violência sobre as crianças do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, retratada no documentário Morri na Maré.

--
Morri na Maré (2014), documentário realizado por Marie Naudascher e Patrick Vanier.
 

Além disso, você pode ler um pouco mais sobre a questão da relação entre violência policial e desenvolvimento econômico no artigo de Maria Fernanda Peres e outros autores (2008) – "Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil", publicado na Revista Panamericana Salud Publica –, que analisa o tema no município de São Paulo:


Acesse aqui


Veja também o dossiê da Agência Pública sobre o tema:

Acesse aqui