31 Saiba mais

Independência econômica
 

Existem inúmeros exemplos de mulheres que garantiram, em diversos lugares do Brasil, sua independência econômica por intermédio do recebimento de uma renda monetária regular. Essa independência depende não apenas do esforço individual das mulheres, mas também de instituições e programas que forneçam subsídios (materiais e intelectuais) que darão suporte às ações dessas pessoas. A seguir, você poderá ver dois exemplos conhecidos de mulheres que se juntaram e conseguiram produzir sua independência econômica.

No primeiro vídeo, é contada a história de um grupo de cultivadoras de flores que, com o auxílio do Sebrae, organizou-se e montou uma cooperativa na cidade de Pilões, na Paraíba. Observe os depoimentos que aparecerão no vídeo. Perceba o que significou para essas mulheres construir a cooperativa.

No segundo vídeo, é contada a história da Marise, ex-beneficiária do Bolsa Família que, em parceria com outras mulheres, montou uma cooperativa de costura em Osasco, no estado de São Paulo. Observe a mudança que a independência econômica produziu na vida de Marise.


Série Mulheres empreendedoras
(Pilões/PB)

Acesse aqui


Série especial: Marise saiu do Bolsa Família para o empreendedorismo


Acesse aqui