7 Saiba mais

A burocracia e seus monstros

Você já parou para pensar se certas regras do funcionamento do Estado, mesmo quando suas políticas públicas são bem-intencionadas, não podem ter efeitos nefastos na vida e na autoestima dos(as) cidadãos(ãs)? Pensemos na burocracia, por exemplo. De maneira rasa, ela é um conjunto de regras que visa tornar o atendimento público menos dependente de favores pessoais e mais previsível, no sentido de que respeita certas regras predefinidas. Seus efeitos, no entanto, podem ser contrários.

Quantas vezes não nos espantamos com a quantidade de papéis, assinaturas, carimbos, documentos, funcionários(as), fotocópias, e-mails, ramais, exames médicos, escritórios, filas, boletins de ocorrência e senhas que temos de passar para que ações, aparentemente simples, sejam institucionalmente colocadas em andamento? 

Esse sentimento de total impotência diante dessa máquina moderna – a tão afamada (e difamada) “burocracia" – foi descrito e satirizado por escritores célebres, como Franz Kafka, em O Processo;  José Saramago, em Todos os Nomes; obras de Lima Barreto, Machado de Assis e de muitos(as) outros(as). 

Cabe lembrar que o cinema também focaliza essa temática.

Brazil (1985)

Veja o trailer de uma comédia inglesa, produzida em 1985, que aborda o assunto. Dirigido por Terry Gilliam, o filme se passa em um futuro distópico (“algum lugar no século XX”) e conta a saga de um funcionário do governo responsável por solucionar o caso de Archibald Buttle, preso e executado depois de ter seu nome confundido com o de um suposto terrorista, Archibald Tuttle, em função de um erro técnico – uma mosca provocou uma pequena pane numa impressora oficial, desencadeando uma falha que fez com que o nome do suspeito fosse grafado incorretamente.

Acesse aqui

A morte de um burocrata (1966)

O filme cubano A morte de um burocrata (1966), dirigido por Tomáz Gutiérrez Alea, conta a história da família de um trabalhador exemplar que, falecido, foi enterrado com sua carteira de trabalho. Impedida de receber a pensão a que tem direito devido à falta do documento, a esposa – contando com a ajuda do sobrinho do trabalhador – inicia, em busca de seus direitos, uma longa jornada pelos meandros da burocracia.



Acesse aqui