Módulo Introdutório

Pobreza, desigualdades e educação

Entendemos que um curso de especialização cujo foco seja as relações entre a pobreza, as desigualdades sociais e a educação precisa se iniciar pelo reconhecimento da existência das duas primeiras. É necessário perceber que a pobreza nos cerca: ela persiste dentro das escolas, nos noticiários e em diversos estudos sociais. Nas salas de aula, essa realidade fica evidenciada pelos corpos famintos e empobrecidos de milhões de crianças e adolescentes que chegam às escolas, as quais são, em muitos casos, igualmente pobres. Devido a tão significativa presença, essa questão se tornou objeto de políticas públicas, como programas de “erradicação da pobreza”. Diante desse quadro, cabe a pergunta: de que forma nós, docentes e gestores(as) da educação, estamos implicados(as) nesse contexto?

Essa indagação é justamente o que será perseguido e respondido no curso que ora apresentamos. Criaremos caminhos e possibilidades de reflexão e de ação, problematizando a temática da pobreza e das desigualdades sociais no contexto educacional, a fim de que se atinja, de forma ampla, o reconhecimento da situação de exclusão social. O curso pretende nos levar, como gestores(as), professores(as), educadores(as), a uma discussão que, de um lado, possibilite entender a pobreza para repensar os currículos e as práticas educacionais; de outro, permita cultivar nossa sensibilidade para ouvir e incorporar, em nosso exercício profissional, as questões que ecoam das vivências da pobreza.